PROBUS EM PORTUGAL


PRIMEIRO ENCONTRO
de
PROBUS CLUBES
EM PORTUGAL
ABRIL 2001
Data, Hora e Programa a anunciar
ORGANIZAÇÃO DO PROBUS CLUB DE ESPINHO
O Rotary International é uma associação de representantes do mundo de negócios, administração e profissões liberais, que voluntáriamente estão empenhados no serviço à comunidade a nível local e mundial. Afim de que todos, ho-mens e mulheres, possam agir da mesma forma, alguns rotários tomaram a iniciativa de organizarem um movimento para aposentados. O fim não é ensencialmente o de servir, mas antes o do companheirismo e a amizade. Apercebemo-nos que muitos se sentem perdidos no dia em que alcançam a aposentação. O PROBUS os fará sentir que ainda têm muito a dar.

PROBUS CLUB DE PENAFIEL I
PRESIDENTE
António Moreira Fernandes
SECRETÁRIA
Ruth Costa Correia

PROBUS CLUB PORTO-ANTAS
PRESIDENTE
Luis Lomelino Velosa
SECRETÁRIO
Adriano Rodrigues Pimentel

PROBUS CLUB DE PENAFIEL II
PRESIDENTE
José Ferreira Cancela
SECRETÁRIA
Fernando Nogueira Guedes

PROBUS CLUB DE ESPINHO
PRESIDENTE
Rui Paiva Coelho
SECRETÁRIO
Henrique Pedro Cierco
Um Club Probus é obrigatóriamente e exclusivamente formado e apadrinhado por um ou vários Rotary Clubes, ou Probus, nos limites territoriais desses clubes. Os candidatos a membros de um Probus Club serão sempre propostos e apadrinhados por um membro Rotário ou por um membro de um Probus existente. Para ser membro de um Probus Club, o candidato deverá ter 55 anos ou mais. Deverá ter deixado a sua vida profissional, aposentado, ou em vias disso.
HISTÓRIA
O primeiro Probus Club foi fundado na Inglaterra em 1964. Por isso o nome vem da frase em inglês "Association of Retired PROfessional and BUSiness Persons". O sucesso foi grande e rapidamente aconteceu a formação de centenas de clubes. Nos dias de hoje contam-se uns 3.000 clubes e mais de 100.000 membros.
Em Portugal, o Probus esteve práticamente desconhecido até 1993, data em que, pela iniciativa do Companheiro Augusto Abreu Cepeda, foi formado o primeiro clube, clube esse o "Probus Club de Penafiel I", apadrinhado pelo Rotary Club de Penafiel. Seguiu-se o Clube de Porto-Antas, Penafiel II e o Probus Club de Espinho.

Home

Page created and maintained by Moura da Silva - updated Feb/2001